Para que a equipe técnica possa tratar um incidente de e-mail, é crucial que o usuário saiba como coletar o cabeçalho de e-mail completo
Ao receber um e-mail, o destinatário visualiza apenas alguns dados da mensagem como e-mail do remetente, nome e data.
No entando, a mensagem recebida contém informações técnicas importantes, como: endereço IP do destinatário, nome da máquina de envio, data e horário do envio, o caminho percorrido pelo e-mail antes de chegar ao seu destino final – incluindo o endereço IP do remetente, o provedor de serviços de Internet, o cliente de e-mail e até o local.
Tais informações referentes aos dados do arquivo, ou dados não aparentes, são chamados de metadados. O cabeçalho (header) ou código-fonte completo do e-mail é onde podemos obter todos estes metadados sobre a mensagem recebida.
Para que a equipe técnica possa tratar um incidente de e-mail (spam, phishing, spoofing e outros), é crucial que o usuário saiba como coletar o cabeçalho de e-mail completo.
Confira abaixo as instruções de como extrair o cabeçalho completo da mensagem, dependendo de como as mensagens estão sendo lidas:
Outros Clientes e sistemas de e-mail
Outlook (versões mais antigas)
Correio UFRJ
Selecione o e-mail, clique no ícone ‘Mais’ – próximo ao ícone ‘Spam’, ‘Encaminhar’, etc – e depois na opção “Exibir código-fonte”.
Cliente Roundcube
- Faça login no Roundcube com seu endereço de e-mail e senha de e-mail.
- Localize a mensagem para a qual você deseja recuperar o cabeçalho.
- Clique em Mais e Exibir código-fonte
Cliente Sogo
- Faça login no Sogo com seu endereço de e-mail e senha de e-mail.
- Localize a mensagem para a qual você deseja recuperar o cabeçalho.
- Clique nos três pontos no lado superior direito da tela e Ver código-fonte da mensagem
Thunderbird
Selecione a mensagem e aperte as teclas “CONTROL” e “U”, simultaneamente.
Gmail
Selecione a mensagem e abra a aba no canto direito da mensagem (próximo a “Responder”), e selecione “Mostrar Original”.
Yahoo
Abra a mensagem, clique no item “… Mais”, logo acima da área onde a mensagem é exibida e selecione a opção “Exibir cabeçalho completo”.
Outros Clientes e sistemas de e-mail
iCloud Mail
Abra o iCloud Mail, escolha um e-mail e abra-o ao clicar duas vezes nele. Na barra de ferramentas, clique no símbolo de ação que parece com uma engrenagem e então selecione Show Long Headers (Mostrar Cabeçalhos Longos). De maneira similar com o Mozilla Thunderbird, essa é uma ação selecionável, então você pode clicar mais uma vez na opção para retornar à visualização padrão.
AOL
- Faça login na sua conta AOL .
- Abra a mensagem para a qual você deseja recuperar o cabeçalho.
- Abra o menu Ação .
- Selecione Exibir origem da mensagem .
Excite Webmail
- Faça login na sua conta Excite.
- Abra a mensagem para a qual você deseja recuperar o cabeçalho.
- Clique em Exibir cabeçalhos completos (encontrado à direita da linha ‘De:’).
Hotmail
- Faça login na sua conta do Hotmail .
- Clique com o botão direito do mouse na mensagem para a qual deseja recuperar o cabeçalho.
- Selecione Exibir origem da mensagem .
Open-Xchange
- Faça login na sua conta Open-Xchange.
- Clique com o botão direito do mouse na mensagem para a qual deseja recuperar o cabeçalho.
- Selecione Mostrar fonte .
Apple Mail
- Abra o Apple Mail.
- Selecione a mensagem para a qual deseja recuperar o cabeçalho.
- Vá para Visualizar .
- Selecione Mensagem .
- Selecione Cabeçalhos Longos .
Opera
- Ópera aberta.
- Selecione a mensagem para a qual deseja recuperar o cabeçalho.
- Clique em Exibir todos os cabeçalhos (localizado em frente ao campo ‘Para:’).
Panorama
- Abra o Outlook.
- Abra a mensagem para a qual você deseja recuperar o cabeçalho.
- Selecione a guia Arquivo .
- Clique em Propriedades .
Microsoft Outlook 2010
No topo da tela do e-mail aberto, vá na aba “Arquivo” (ao lado da aba “Mensagem”), selecione “Informações” no lado esquerdo da tela, clique no botão “Propriedades” e selecione o conteúdo que aparece em “Cabeçalhos de Internet”.
Outlook (versões mais antigas)
- Abra o Outlook.
- Abra a mensagem para a qual você deseja recuperar o cabeçalho.
- Vá para Visualizar .
- Selecione Opções .
Outlook Express
- Abra o Outlook Express.
- Clique com o botão direito do mouse na mensagem para a qual deseja recuperar o cabeçalho.
- Selecione Propriedades .
- Abra a guia Detalhes .
Atenção: Se o seu cliente ou sistema de e-mail não aparece na lista acima, ou você tiver alguma dúvida de como realizar a coleta do código fonte, entre em contato com a nossa equipe.
Share this content:
Comments are closed